Folguedo popular que ocorre anualmente. A festa assume características específicas e variações conforme os locais em que é realizada. Tem-se procurado a origem do carnaval nas festas dionisíacas da Grécia Antiga, nas bacanais (orgias sexuais) e lupercais ( também relacionada a imoralidade) romanas , e até em certos festejos medievais, como as festas dos “doidos” e as danças macabras. É provável que todos esses divertimentos tenham se transformado sucessivamente através dos tempos para dar origem aos bailes de máscara do Renascimento e aos famosos carnavais dos tempos modernos.
Somente com esta definição acima, extraída do “Dicionário e Enciclopédia Tudo da Editora Abril S/A”, seria o suficiente para compreendermos porque o cristão não deve compactuar desta festa profana. Como costumo dizer: Se carnaval fosse bom não haveria quarta-feira de cinzas.
Afinal, o que significa a quarta-feira de cinzas?
Segundo a tradição católica é o dia do arrependimento. No Velho Testamento as cinzas estavam relacionadas com a humilhação, demonstração de arrependimento e súplica, também a Igreja Romana escolheu ser o início da dita quaresma, os quarenta dias que antecedem a conhecida semana santa. Aspergem cinzas e marcam nas testas o sinal da cruz, entendendo que todo o mal foi tirado. Fica a pergunta inevitável, Se reconhecem que é uma prática maligna, por que a conivência??? O Senhor nos estimularia a pecar para nos ver arrependidos???
- Você já percebeu que os enredos das Escolas de Sambas na sua grande maioria é de homenagem a diversos deuses ?
- Você já percebeu que as máscaras estão relacionadas a figuras macabras?
-Você já percebeu que o consumo de bebidas e drogas aumentam consideravelmente nesses dias?
-Você já percebeu que os índices de violência e de traição conjugal são mais presentes nesse período?
- Você sabia que o rei Momo, governante simbólico do carnaval, é um deus da mitologia grega que representa a zombaria e o sarcasmo, também o deus dos loucos?
Tudo isso sem contar que o nudismo e o erotismo associados à vulgaridade inserem a mulher como objeto de consumo e despertando a prostituição.
Como definição literal, o termo “carnaval” vem do latim carnevale que corresponde a adeus carne ou despedida da carne, isto devido a tradição católica que nos quarenta dias que antecedem a páscoa não se deve comer carne, daí também a expressão “terça-feira gorda”, tendo a idéia de aproveitar ao máximo do prazer de comer carne pois viria um período de abstinência. A data do carnaval, como se sabe, é escolhida indiretamente pela igreja católica, visto que ela determina a páscoa no primeiro domingo de lua cheia após o 21 de março daí subtraindo quarenta dias datam o carnaval. Espiritualmente o carnaval significa apoio às forças de satanás.
“Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda vossa maneira de viver” I Pedro 1:15
Nenhum comentário:
Postar um comentário